SINTO MUITO, SENHORA! NUNCA MAIS || Porque o atendimento não pode ser tratado de forma isolada

Ideia de funcionário pode economizar 15% de água nas lojas do McDonald’s

Fonte: Gastronomia Sustentável

Uma simples ideia desenvolvida por um funcionário pode reduzir em até 15% o consumo de água dos restaurantes McDonald’s no país. O técnico de manutenção Antônio Lindomar da Silva observou que o sistema de ar-condicionado do restaurante em que trabalha, em Natal, gerava uma grande quantidade de água condensada que poderia ser reaproveitada para limpeza da área externa e irrigação de jardins.

Com a iniciativa, foi obtida uma economia de 1,2 mil dos 8 mil litros que eram consumidos diariamente pelo restaurante. A iniciativa rendeu ao técnico o “Prêmio do Presidente”, o maior prêmio dado aos funcionários no Brasil. Agora, o projeto está sendo ampliado para mais de 40
restaurantes em todo o país.

Um dos restaurantes participantes da nova fase, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, no centro de São Bernardo do Campo (SP), já apresenta resultados que atestam a viabilidade do projeto. Seu sistema de ar-condicionado gera um volume de 900 litros de água por dia. A reutilização do volume coletado na limpeza externa e na irrigação do jardim representa uma economia de 100% no uso de água para esta finalidade. No consumo total, a redução chegou a 11%.

Com os resultados obtidos até o momento, a iniciativa deve se tornar viável em restaurantes, cuja estrutura permita a implantação do projeto e o sistema de ar-condicionado gere pelo menos 500 litros de água condensada por dia. O volume pode variar de acordo com as condições atmosféricas da região e com a estrutura do estabelecimento.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: